sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MOLDES PARA FANTOCHES DE ESPUMA



 Neste link os moldes para ampliar:
http://mundodosbonecos.blogspot.com/2010/03/moldes-para-fantoches-de-espuma-puppets.html


Faça o download dos moldes e siga as instruções que há neste site.
moldes fantoche de espuma.zip


Orientações neste blog:
http://mundodosbonecos.blogspot.com/2009_01_01_archive.html


Se desejar, veja um tutorial breve no link abaixo:
http://eejor.blogspot.com/2007/11/fazendo-fantoches-de-espuma.html

70 comentários:

  1. Thanks for linking to my tutorial! Glad you like it!

    ResponderExcluir
  2. Se houver dúvidas sobre como montar os bonecos, pode deixar aqui sua pergunta que tentarei responder. Abraços. Deborah

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como faço para pintar espuma sem manchá-la?
    meu email é liliephata@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Elisangela

    Quando fiz o curso de fantoche, havia uma tinta especial para pintar espuma, mas em minha cidade não é muito fácil de encontrar. Antigamente utilizava a técnica de usar corante alimentar em álcool e aplicava com um spray, mas o álcool deixa a espuma muito mole. Já dissolvi tinta para tecido em água e mergulhava a espuma a ser tingida. O inconveniente é que demora secar, pois eu deixava a tinta na espuma sem torcer. Ultimamente a melhor solução que consegui para pintar a espuma é a utilização do aerógrafo, utilizando tinta para tecido dissolvida em água, utilizando o jato aberto, passando várias camadas até dar a cor certa. Até para fazer bonecos negros essa técnica funciona bem. Um enorme abraço. Deborah

    ResponderExcluir
  5. Em breve vou tentar colocar um molde mais detalhado com escala para ampliação. Abraços.
    Podem continuar perguntando se tiverem dúvidas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Deborah
    Tem como vc dizer a medida só da peça da cabeça???
    pq não faço idéia de que tamanho faço
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  7. Sim, May

    A parte da boca, que é a parte reta do molde da cabeça, deve ter 50 cm. A base do corpo também tem essa medida. O comprimento dos braços, 25 cm. Esse boneco fica grande, com aproximadamente 60 cm de altura. Mas, a partir desse molde é possível fazer fantoches de todos os tamanhos. Tenho um bem pequenininho que fiz para meu filho menor quando ele ainda tinha as mãozinha pequenas.

    Estou meio sem tempo, mas vou tentar fazer um molde escalonado.Aí fica mais fácil de ampliar os moldes.

    Abraços. Deborah

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada Deborah
    Eu fiz... quer dizer tentei fazer... um desastre... rsrsrs
    Vou esperar você posta moldes escalonados para tentar de novo... estava querendo fazer fantoches pq trabalho com um grupo de crianças e sempre procuro coisas novas pra incrementar e todos ficaram animados com a ideia... mas essa ideia vai ter que esperar um pouquinho
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Que pena, May. Vou tentar fazer com as medidas. Se eu colocar o molde inteiro fica grande, mas acho que também dá certo com umas 4 ou 5 páginas impressas. Não desista porque eles são fofos. Tenho também umas instruções minhas gravadas, mas teria que dar um jeito de passar para o YouTube. Abraços. Deborah

    ResponderExcluir
  10. Fiz um boneco com seu molde e fiquei encantada.Obrigada, pois sei que vou fazer muitos bonecos agora.beijos!

    ResponderExcluir
  11. May. Moldes em escala como prometi. Precisa ampliar umas 4 vezes.

    http://mundodosbonecos.blogspot.com/2010/03/moldes-para-fantoches-de-espuma-puppets.html

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Elaine. Mande uma fotinho dele para nós. Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ola Debora!
    Estou a procura de bonecos do cocorico de espuma pra comprar....quero fazer o niver da minha filha de 2 anos com esse tema
    Onde posso encontrar?
    por favor mande resposta pro meu email LISAVRANGEL@HOTMAIL.COM
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. oi Debora! vc dispõe de Dvd com aulas de como fazer boneco de espumas,por favor, entre em contato comigo infa@ig.com.br, obrigado, RUBEM.

    ResponderExcluir
  15. acho que não entendi como faz aquela curvinha logo acima do nariz tem algum segredo vi o video e não entendi se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  16. se vc tiver moldes de fantoches de animais me fala o preço tenho muito interesse. lucirleiafelipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Rubem
    Eu fiz um DVD bem amador mesmo e só fiz uma cópia para mim mesma. Estive pensando em disponibilizar pelo youtube algumas aulinhas.
    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  18. Arte e Lazer
    Se você conseguiu fazer a cabeça, você deve pegá-la com a parte sem o buraco do pescoço voltada para si.

    Antes de passar a cola, modele com a mão a dobra que pretende fazer e veja se a boca está ficando de acordo com o que você desejou.

    Em seguida, passe a cola em forma de retângulo conforme a imagem que mando para você por link e espere secar um pouco, até que, tocando com o dedo, já não grude na mão.

    Junte as duas partes e segure firmemente, até colar. Depois, se você quiser dar uma firmeza a mais, pode prender com um arame ou fio de nylon por dentro. Se você está fazendo uma peça para você mesma, um clips desmontado prende a peça por dentro muito bem.
    Um abraço
    Deborah


    https://docs.google.com/leaf?id=0B2tnaFqggGqpNmYxYTFmZGYtZTE2OS00NDVlLTljYjgtMWRjNWIwMTkzNjI1&hl=en

    ResponderExcluir
  19. Liza
    Não sei onde encontrar esses bonecos, mas um especialista em fazer bonecos de espuma pode reproduzi-los criando novos moldes. A partir desse molde que ofereço neste site, é possível criar o Julio. Os olhos saltados são feitos com bolinhas de espuma ou de ping pong. As pálpebras são de espuma. Tente ver se encontra no Mercado Livre. Não me proponho a fazer porque meu tempo está corrido entre trabalho e estudos.

    Abraço
    Deborah

    ResponderExcluir
  20. através do seu molde, consegui fazer o meu boneco... ainda não tinha visto as medidas aqui no site e então ele saiu menor que o desejado. Mais o resultado saiu muito bom... abraços e obrigado por disponibilizar estes moldes

    ResponderExcluir
  21. Que bom, queridos
    Fico muito feliz. Os bonecos podem ser feitos de vários tamanhos. Tenho bem grandões e tenho um pequenininho que fiz para meu caçula quando ele tinha a mão pequena e não conseguia movimentar a boca dos meus fantochões. É só ir ampliando o molde.
    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  22. Deborah você é o tipo de pessoa que toda rede escolar deveria ter 24h por dia kkkk
    Isso que é amiga heim??? Brincadeira,sou sua amiga do curso de mídias.Zezé Palmeira

    ResponderExcluir
  23. Poxa Déborah.. Obrigada por postar e divulgar o seu trabalho vi... é tão dificl encontras esses materiais com moldes... estou querendo fazer "marionetes de espuma" hehe cabeça de fantoche, de espuma, mais que outras poessoas ajudem a manipular , segurando as mãos, outra pessoa o pé! e queria eles beeeemmm grande!!! hehe é pro mes que vem, setembro, para o culto das crianças!

    ResponderExcluir
  24. ola gostaria de saber como faço pra pintar espuma sem manchar ... uso tinta de tecido com alcool. abraços .

    ResponderExcluir
  25. Tio Marcs

    Você pode misturar a tinta de tecido com água mesmo. O álcool não dissolve bem essa tinta e também estraga um pouco a estrutura da espuma que fica mais mole.

    Se tiver como usar um compressor, o resultado da pintura fica perfeito, especialmente se o boneco for negro. Se for branco pode até ir pintando com outro pedaço de espuma.

    Se quiser usar álcool para pintar, misture-o com anilina. Seca mais rápido, mas deixa a espuma molenga.
    Abraço
    Deborah

    ResponderExcluir
  26. por favor gostaria de saber sobre o material que é feito os olhos, EVA? e qual a cola usada?
    Porque a foto dos fantoches que aparecem no blog, os olhos parece ser de espuma e eva, mais qual cola usar em 2 materiais diferentes? Na for somente espuma uso cola de sapateiro, agora com eva eu nao sei.

    Aguardo resposta
    Boa noite Raquel

    ResponderExcluir
  27. Olá, Jairo/ Raquel

    Realmente os olhinhos são feitos de EVA e podem usar a mesma cola, a de sapateiro. O segredo é passar um pouquinho, esperar ficar quase seca e depois aderir as partes. Na hora que vc passa a cola, o EVA parece que vai enrolar, mas a medida que vai secando a cola, fica certinho. Depois, para colar os olhinhos no rosto do boneco, você usa a mesma cola. Outras dúvidas, pode deixar aqui que se eu souber, respondo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Maria José

    Um beijo e muito obrigada!! Deborah

    ResponderExcluir
  29. sera que teria como vc me envia os molde do puppets patterns por e-mail.(tratotapecaria@hotmail.com),pois não consegui baixa pelo link. agradeço a cooperação

    ResponderExcluir
  30. ola..
    perciso muito da vossa ajuda.. estou a tirar o 2 ano de apoio à infancia, mas por motivos de doença agora tive que ficar em casa, e perdi muita materia.. para compensar esta materia perdida vou ter que fazer um trabalho e esse mesmo e fazer um fantoche de espuma, mas eu tenho um problema e que nao tenho moldes e queria pedir se me podiam enviar os moldes pois tenho que fazer o fantoche ate 3f da semana que vem.. gostaria que me mandassem os moldes sff para o mail soraiasimao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!
    Bom alguem pode me ajudar, nao estou consseguindo fazer o dowlad dos moldes, estou precisando urgente de um molde pois trabalho em um projeto social como recreador, e ja trabalhei com dedoches, e fantoches com meia, porem agora gostaria de fazer fantoche em espuma, e preciso de um molde em especial um cavalo e um menino, se assim for possivel alguem me enviar por email eu fico grato ( felipedeoliveira@ucl.br)

    ResponderExcluir
  32. Olá, Felipe. Os moldes podem ser encontrados neste mesmo blog, no link:
    http://mundodosbonecos.blogspot.com/2010/03/moldes-para-fantoches-de-espuma-puppets.html

    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  33. Olá Deborah
    Gostaria de saber, de que tamanho fica inteiro o molde do corpo e da cabeça depois de ampliar? porque estou com receio do meu ficar pequeno.
    Agradeço desde de já
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Olá, May
    O boneco pronto fica com uns 60 cm. Era essa a dúvida? Se não for, torne a perguntar. Ou você queria saber o tamanho de cada peça?

    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  35. Obrigada Deborah
    Consegui fazer o meu finalmente
    Mas acho que ficou menor do que o esperado
    Mas ficou liiindo
    Agora é ter tempo e coragem pra fazer mais alguns
    Muuuito obrigada

    ResponderExcluir
  36. a base dos moldes me pareçe boa pois consegui aperfeiçoar...só que estou na duvida do cabelo arrepiado para os bonecos...não encontro material pois pretendo trabalhar na area...

    ResponderExcluir
  37. Ivan. Tudo bem? Os cabelos arrepiados são lã curtinha. Você enrola a lã em um pedaço de cartão com uns 8 cm, amarra uma mechinha por vez (no máximo 10 fios) e depois corta do outro lado, oposto ao que vc amarrou. Depois cola com a cola de contato (sapateiro) sobre a cabecinha deles. Abraços. Deborah

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigado por este site. Ando a tempos tentando criar algo assim. As crianças precisam voltar ao tempo de buscar criatividade. E deixar o computador um pouco de lado.Uma dúvida a boca é feita de que material vermelho ?
    parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
  39. Lindo e parabéns pelo trabalho. Trabalho com crianças na igreja e quero resgatar o tempo em que brincavam usando a criatividade em vez de ficar no computador o dia todo. Mas estou com uma dúvida... Qual material vermelho é feito a boca?
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Oi, Layla

    A boquinha é feita com espuma pintada de vermelha ou rosinha, da mesma espessura da que você usa para o boneco (2cm). Abraços. Deborah

    ResponderExcluir
  41. Oi, Léa. Não publiquei na íntegra seu comentário porque havia um telefone e não sabia se gostaria que o tornasse público.
    Pesquisei o prefixo de seu telefone e vi que provavelmente você more na Baixada Santista. Não sei onde você pode encontrar o material por aí, mas acredito que você possa encontrar esse material em alguma tapeçaria. Recomendo que a espuma que você for adquirir não seja muito dura. Caso não encontre o material em uma tapeçaria, pode tentar comprar pela internet:
    http://www.entrei.net/busca/0/atacadista-de-artigos-tapecaria.html
    Abraços
    Deborah

    oi meu nome é Léa e eu gostaria de continuar fazendo bonecos mas não tenho onde comprar espuma me ajuda por favor eu ñ posso deixar de fazer oque gosto por falta de material meu e-mail xxxx telefone é xxxxx esse telefone é da minha livraria evangelica....obrigado pela atenção..

    ResponderExcluir
  42. Olá Débora,

    Amei seu blog. Gostaria de saber o nome específico desta espuma que confecciona os bonecos!!

    Um Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  43. Renata

    Conheço como espuma para tapeçaria. Acho que é espuma laminada com espessura de 2 cm. Abraço

    ResponderExcluir
  44. Gostaria de saber onde comprar cabeça da magali (turma da mônica) para fazer fantoches.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber onde comprar cabeça da magali (turma da mônica) para fantoche.

    ResponderExcluir
  46. OLÁ. ESTOU A PROCURA DE MOLDES PRA CONFECCIONAR OS BONECOS LOONEY TUNES EM ESPUMA URGENTE. SERÁ QUE VOCÊ PODE ME PASSAR ESSAS DICAS E ESSES MOLDES??
    MANDE-ME RESPOSTA : joseane_lima87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Quando fiz o curso de fantoche, havia uma tinta especial para pintar espuma, mas em minha cidade não é muito fácil de encontrar. Antigamente utilizava a técnica de usar corante alimentar em álcool e aplicava com um spray, mas o álcool deixa a espuma muito mole. Já dissolvi tinta para tecido em água e mergulhava a espuma a ser tingida. O inconveniente é que demora secar, pois eu deixava a tinta na espuma sem torcer. Ultimamente a melhor solução que consegui para pintar a espuma é a utilização do aerógrafo, utilizando tinta para tecido dissolvida em água, utilizando o jato aberto, passando várias camadas até dar a cor certa. Até para fazer bonecos negros essa técnica funciona bem. Um enorme abraço. Deborah

    ResponderExcluir
  48. Ola Deborah, adoro seu trabalho, tenho dus perguntinhas pra você a primeira é,que tipode espuma é usado e onde encontrar, desde já muito obrigado, Carlos de Pelotas/RS...

    ResponderExcluir
  49. Olá, Carlos

    Que bom que você gostou dos meus fofuchos.

    A espuma usada é a espuma laminada de 2 cm. Aqui em São Paulo eu sei onde tem, mas ai em RS, não sei, mas procurando na net encontrei uma empresa por aí que inclusive vende pela internet também.
    http://www.centraldasespumas.com.br/Prod01Espumas.aspx

    Abraço e tudo de bom
    Deborah dos Bonecos

    ResponderExcluir
  50. Olá Deborah, é lindo o seu trabalho ], parabéns pela iniciativa. Quero iniciar a montagem de bonecos para trabalhar com as crianças do meu bairro, no comentário acima vc disse que sabe onde encontrar espuma laminada 2cm, onde fica este lugar? abraço.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  51. Oi, Fernanda
    Depende de onde você mora. Talvez encontre algum endereço pela internet ou compre a espuma de algum tapeceiro. Talvez você precise encomendar para ele antes.

    Um abraço
    Deborah

    ResponderExcluir
  52. Olá Deborah busquei no google mais estou tendo dificuldades para encontrar mesmo porque não tenho noção se os preços estão na média, vc acha que uma espuma de CxLXA=1mx1mx2cm no preço de 22,00 a 25,00 está caro? moro no bairro da casa verde mais tenho facilidade para me locomover para outras regiões se for preciso. Vc teria algum lugar para indicar? se preferir meu e-mail é fefemaldonado@yahoo.com.br agradeço grandemente pela sua ajuda.

    ResponderExcluir
  53. Deborah gostaria de saber como se faz um pe de coqueiro para o aniversario do meu neto

    ResponderExcluir
  54. oi DEBORAH gostaria de sader como se faz um pe de coqueiro em espuma para o aniversario do meu neto espero sua resposta beijo fica com DEUS

    ResponderExcluir
  55. essa coisinha brega é da hora demais,parabens por essas pessoas que mandaram isso para o navegador,fizeram muito sucesso maneiro mano♥
    bjs♥♣

    ResponderExcluir
  56. olá dona Deborah
    antes demais quero dar-lhe os parabéns pelo seu trabalho o qual acho maravilhoso.
    eu sou de Portugal e adorava ter um curso de fantoches, até porque adoro teatro e também sou vocalista e o mundo da sétima arte me fascina muito.como por cá não tenho essa oportunidade de
    tirar esse dito curso agradecia que me indicasse ou explicasse qual a melhor forma,se for possível através de dvd,seria óptimo.
    aguardo por resposta se possível
    até lá um bem haja e que tudo de bom lhe aconteça.
    Armando Moura.
    meu mail... sabadomanias@sapo.pt

    ResponderExcluir
  57. olá dona Deborah
    antes demais quero dar-lhe os parabéns pelo seu trabalho o qual acho maravilhoso.
    eu sou de Portugal e adorava ter um curso de fantoches, até porque adoro teatro e também sou vocalista e o mundo da sétima arte me fascina muito.como por cá não tenho essa oportunidade de
    tirar esse dito curso agradecia que me indicasse ou explicasse qual a melhor forma,se for possível através de dvd,seria óptimo.
    aguardo por resposta se possível
    até lá um bem haja e que tudo de bom lhe aconteça.
    Armando Moura.
    meu mail... sabadomanias@sapo.pt

    ResponderExcluir
  58. Armando

    Ainda não consegui fazer um tutorial bonitinho para disponibilizar para vocês aqui, mas assim que for possível, divulgo aqui mesmo, gratuitamente.
    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  59. Olá Débora! Consegui fazer o boneco, mas quando uno as peças a cola de sapateiro fica aparecendo, não ficando com o acabamento perfeito. Existe um truque para a cola não ficar tão aparente? Obrigada, Karina

    ResponderExcluir
  60. Oi, Karina

    Que bom que você conseguiu fazer seu boneco. A dica para não aparecer a cola é passá-la somente na parte onde ficará colada. No começo é meio difícil mesmo, mas use um tubinho de catchup com bico ou mesmo frascos de tintura para cabelos para colocar um pouquinho de cola de cada vez, espalhando com a lateral do próprio bico.

    Espero que tenha sido útil a dica e continuo ao seu dispor para esclarecer dúvidas. Abraços.

    ResponderExcluir
  61. Olá eu gostaria de saber Debora se vc ja fez bonecos de espuma para usar (A cabeça grande) Gostaria de fazer para minha igreja, Mas não sei qual a espessuara devo usar, se 2cm ou 3cm,tbm nao sei qual o tamanho do molde preciso fazer, e nem como faço para que se possa enchegar quando estivermos vestido com a cabeça.
    Achei um site com um modelo olha> http://turmadomelk.blogspot.com/2011/01/bonecos-de-vestir.html
    Por favor preciso, muito de ideias, fico grata se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Itielly
      Quanto maior o boneco, maior a espessura da espuma (não a densidade necessariamente) . Sobre a ampliação para cabeça de forma que caiba em uma pessoa, é necessário medir para ampliar o molde. Nunca fiz bonecos com essa dimensão.
      Abraços
      Deborah

      Excluir
  62. oi bom dia.
    meu nome é Dayenne, e estou a procura do nome dessa espuma e onde posso compra-la e gostaria tambem deu um molde de carangueijo so o chapeu para uma criança. por favor...se for possivel me ajudem.

    ResponderExcluir
  63. Olá, Dayenne

    Tudo bem?

    A espuma você pode comprar até online:
    http://www.apopular.com.br/

    http://www.reidasespumas.com.br/


    Também na Av. Rangel Pestana em SP

    Sobre o molde, não tenho nenhum pronto.

    Abraços
    Deborah

    ResponderExcluir
  64. Ola Deborah adorei seu Blog, gostaria de saber se vc tem outros tipos de moldes além deste em forma de capelinha para cabeça, com formas diferentes?

    ResponderExcluir
  65. Oi Debora estou muito interessado em bonecos em espuma ,mais aqui em maua onde moro nao tenho muitas opçoes em materiais para esse tipo de arte . gostaria de saber se vc oferece cursos ou conheça alguem que possa ensinar???

    ResponderExcluir
  66. Por favor!!! me fala a medida certinha dos moldes!!!
    tipo: comprimento altura....recortes...
    por favor !!!! por favor !!!!!
    Obrigado,
    sergio

    ResponderExcluir